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quinta-feira, 20 de outubro de 2011


“Pôneis Malditos” ? Não para a Nissan!

Para aqueles que não acreditam mais no poder das propagandas, ou menosprezam a importância de uma comunicação assertiva de um produto e/ou marca, deveriam observar o case dos “Pôneis Malditos” da Nissan. De acordo com a matéria do Portal Exame, após lançamento da campanha que “grudou” em todo mundo, as vendas da companhia aumentaram 81%. Isso mesmo, 81%! A Frontier, produto  anunciado no comercial, vendeu 110% a mais em relação à agosto de 2010. Imagino a felicidade do Carlos Ghosn (brasileiro, case de sucesso por si só e presidente da montadora japonesa) quando soube dos resultados da filial da sua terrinha da Nissan.
Muito mais do que um “hit”, ou uma música grudenta que não sai da cabeça após ouvi-la, a Nissan acertou na linha de comunicação. A Lew Lara/ TBWA, agência responsável pela criação da campanha, escolheu um único aspecto de diferencial da Nissan Forntier, a potência dos cavalos, e contou a historinha através disso. Esta técnica conhecida como “Unique Selling Proposition” deu bastante certo neste caso, pois a agência soube desenvolver um comercial direto ao ponto, mas que ao mesmo tempo era diferente e divertido. Além disto, esta campanha por rapidamente ter se espalhado pela internet, gerou um maior conhecimento de marca. A Nissan tem um tempo relativamente curto de estadia nas terras tupiniquins comparado à outras como Fiat, não tendo um apelo “Você conhece, você confia” como a Volkswagen. Presente no país desde 2000, a montadora não é a primeira opção de compra dos brasileiros, apresentando uma participação de mercado de apenas 1,8%. Apostando em campanhas polêmicas e sempre citando os concorrentes discaradamente nas propagandas, a Nissan parece ter acertado a mão desta vez.
Estamos em um momento interessante do mercado automobilístico brasileiro ( e por quê não mundial?).  Presencia-se a entrada de empresas fora do “eixo EUA e Europa” (como a chinesa JAC Motors e a Tata Motors estudando vir para o Brasil) e maior presença na rua de carros com “apelo design”, como Mini Cooper e Smart. Longe das líderes de mercado, a Nissan acertou na escolha de pôneizinhos malditos como estrelas de sua campanha.  Depois de não aguentar mais ouvir a música, só resta acompanhar os próximos movimentos e hits do mercado.

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